PROVA TEÓRICA
A prova de título de especialista é realizada uma vez por ano, geralmente, entre os meses de março e abril de cada ano. Atualmente, a prova é realizada em duas etapas. Em primeiro dia, o candidato comparece para a realização da prova teórica. A mesma é realizada entre as 8h e 12h. A prova é dividida em 80 questões de múltiplas escolha com alternativas de A a D, sobre todos os assuntos de dermatologia (clínica, cirurgia, cosmiatria, micologia, dermatoscopia e histopatologia), sem fotos. O candidato deve optar pela alternativa correta sendo exigido o mínimo de 48h questões corretas para que ele seja aprovado para a segunda fase do concurso e obtenha o direito de fazer a prova prática e teórico-prática.

PROVA ORAL
A prova oral será realizada na segunda fase do concurso em um dia específico. Será constituída de 3 casos clínicos projetados onde 2 examinadores irão avaliar o desempenho do aluno segundo arguição. Cada caso clínico valerá 10 pontos compondo um total de 30 pontos. O candidato será aprovado quando alcançar 18 pontos ou mais.

PROVA TEÓRICO-PRÁTICA
A prova Teórico-Prática será realizada no dia seguinte à prova oral. Esta prova é realizada no computador através de 40 questões que englobam casos clínicos, conhecimentos laboratoriais e propedêuticos, micologia médica, cirurgia dermatológica, cosmiatria, histopatologia. São questões com quatro alternativas ou questões com respostas diretas. O candidato deverá obter média maior ou igual a 60% (24 questões) para ser aprovado. Esta prova é realizada no período de 3h e 30 minutos.

PARA SER APROVADO
Para aprovação o candidato deve obter média de 60% ou mais em todas as 3 subetapas da prova.  Desta forma,  nos 80 testes que serão realizados o candidato deve alcançar 60%. Na primeira fase, acertando 48 questões ou mais o candidato está habilitado para realizer a segunda fase. Na segunda fase, também deve alcançar média de 60%, tanto na prova oral quanto na prova teórico-prática, para ser aprovado.  Obviamente o aluno deve se aplicar lendo os principais compêndios de dermatologia. O Meta – Dermatologia em Evidência nasceu da ideia de oferecer um preparo específico para quem almeja alcançar esta titulação oferecendo todo o suporte até o sucesso do médico candidato.