EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A educação a distância no Brasil hoje é uma verdadeira realidade. Muitas faculdades que ministram cursos a distância obtiveram grandes notas no ENADE 2014 promovido pelo governo – um instrumento técnico de avaliação do ensino a distância evidenciando a credibilidade que esta ferramenta conquistou ao longo dos anos. Assim, a metodologia EAD será a modalidade de ensino do futuro. Trata-se de um sistema de ensino que, através de tecnologias, é capaz de interligar pessoas remotamente. Mas esta forma de ensino é capaz de trazer conhecimento? Tanta informação constitui-se necessariamente em formação?

O conhecimento é um processo mais complexo que a informação. Diz-se que uma pessoa tem conhecimento quando é capaz de se reportar às suas referências cognitivas adquiridas previamente. Esta forma de conhecimento perpetua-se ao longo dos anos dentro da memória. Por outro lado, a informação é o conjunto de conteúdo que permite configurar, distribuir e receber de forma gráfica, auditiva ou visual o conhecimento. Trata-se de uma realidade etérea. A informação rompe a barreira física do tempo e do espaço. Ao alcance de um clique é possível acessar qualquer informação de qualquer parte da terra em um ambiente de aprendizado oferecendo novas oportunidades de se qualificarem profissionalmente para os desafios que se impõem. Porém, para que uma informação torne-se conhecimento é necessário que ela seja ressignificada, seja submetida a uma reflexão. O contato rápido sem profundidade não permite que o acúmulo e assimilação do conhecimento se realizem. Isto justifica o fato de haver 14 milhões de jovens analfabetos no Brasil apesar de  tanta liberdade de ação e facilidade de acesso a informação. Somente 10% dos jovens brasileiros alcançam o curso superior. No caso da área médica a cobrança sobre o profissional e as cargas de trabalho extenuantes impedem que o médico abandone sempre sua agenda para estar presente em um curso, congressos, atualizações, enfim. Desta forma, o EAD fundamenta-se como uma importante ferramenta de ensino e aprendizado.

ADMINISTRANDO O TEMPO

A organização do tempo e o hábito contínuo de leitura são imprescindíveis para o aprendizado a distância. A desorganização com o tempo torna-o um empecilho, um inimigo implacável e impiedoso. O contrário, ou seja, o bom gerenciamento do tempo, torna-o um aliado em que o indivíduo é capaz de multiplicar as atividades que realiza. A escolha por fazer este curso a distância requer que o candidato abandone a sua zona de conforto.  Conceitualmente, zona de conforto é um modo de vida em que o ser humano repudia tudo aquilo que é capaz de retirá-lo de uma situação de tranquilidade e trazer, de uma forma e outra, algum tipo de ameaça. Saia da sua zona de conforto! Você precisa qualificar-se e aprender. E para isto, é necessário organizar o tempo para os estudos e também para repor as energias quando necessário. Você já se perguntou se (1) você realmente sabe administrar o seu tempo?; (2) se o gerenciamento da carga de trabalho permite sobrar tempo para atividades de lazer?; (3) se é capaz de suplantar as dificuldades que aparecem no dia-a-dia e seguir em frente?; (4) se é capaz de antecipar aos problemas ou deixo tudo para a última hora?; (5) se a culpa do meu insucesso é atribuída a si mesmo ou se transfere para outros?; (6) se me ocupo com atividades prósperas para a minha vida?. Desta forma, vão aqui algumas dicas de como organizar e gerenciar o seu tempo para que você consiga obter êxito nesta sua empreitada para obter o Título de Especialista em Dermatologia:
1 – Não se preocupe com o tempo em si e sim com a forma como você o usa.
2 – Priorize tarefas importantes e execute-as.
3 – Antecipe-se aos problemas. Isto torna o uso do tempo uma ação e não reação.
4 – Seja ordenado. Quem é desorganizado realiza a mesma tarefa duas vezes.
5 – Organize-se mentalmente. Ocupe a sua mente com tarefas produtivas.
7 – Inclua no seu tempo o hábito da leitura constante e diária.
8 – Não acumule tarefas. Trace um cronograma e siga-o.

O AMBIENTE DE ESTUDOS

Mesmo que você tenha todos os objetivos e plano de ação mapeados a ordenação do ambiente de estudos é crucial para o seu aprendizado. Não adianta querer estudar em um local inapropriado. Inicialmente, informe a todas aquelas pessoas próximas a você que neste momento existe um projeto no qual você encontra-se engajado. Isto evitará que amigos e pessoas próximas o convidem ou dispersem a sua atenção naquele momento. Opte por um lugar confortável e tranquilo que seja reservado aos estudos. Isto facilitará a sua concentração. Mantenha sempre o material de estudos naquele local para que, naquele horário, você já saiba de onde partir. Estas dicas gerais são importantes para um estudo produtivo. O método adotado é particular a cada um. Porém, a rotina de estudos deve ser comum a todos.